Os vencedores dos Prémios Estruturais 2013, cerimónia promovida pela Instituição de Engenheiros de Estruturas, foram recentemente anunciados em Londres. Os prémios visam distinguir os melhores Projetistas de Estruturas a nível mundial e dar a conhecer os seus projetos de engenharia.
A distinção de maior destaque, o “Prémio Supremo de Excelência na Engenharia de Estruturas”, foi atribuído à Ponte Taizhou na China, da autoria do Jiangsu Provincial Communications Planning andDesign Institute e AECOM. Esta estrutura recebeu também o prémio de melhor Ponte Rodoviária ou Ferroviária.
O Prémio de Sustentabilidade foi atribuído à Estação de Pesquisa Científica Antártica Halley VI, construída na remota plataforma de gelo Brunt, também da autoria da AECOM.
O complexo Gardens by the Bay em Singapura, da autoria do Atelier One e Meinhardt Infrastructure, recebeu o Prémio para Estrutura de Arte e Entretenimento.
O Prémio para Estrutura Comercial e de Retalho foi atribuído à Sede da Televisão Central da China, da autoria da Arup e East China Architectural & Design Research Institute.
A Capela Bishop Edward King, da Price & Myers, no Reino Unido recebeu o Prémio para Estrutura Comunitária ou Residencial.
O edifício do Fórum da Universidade de Exeter, no Reino Unido, da autoria do Buro Happold, foi o vencedor da categoria de Estruturas de Educação e Saúde.
Na categoria de Infraestruturas e Estruturas de Transporte, o prémio foi arrecadado pela Expedition Engineering, Buro Happold e URS, com o sistema de transporte com teleféricos sobre o Rio Tamisa, em Londres.
O Prémio de Melhor Ponte Pedonal foi para a Ponte de Pembroke College, localizada em Oxford, no Reino Unido, cujo projeto estrutural foi desenvolvido pela Price & Myers.
Na categoria de estruturas executadas por Pequenos Gabinetes, a distinção foi para a Malishev Wilson Engineers, com a Escadaria do Novo Teatro Mariinsky em São Petersburgo.
O Pavilhão KREOD, da Ramboll, foi o projeto vencedor da categoria Pequenos Projetos.
O Prémio de Estruturas Desportivas e de Lazer for para a Arup, com a First Direct Arena, em Leeds no Reino Unido.
Finalmente, o Prémio de Herança Estrutural foi atribuído ao Buro Happold pela estrutura de apoio à reconstrução do navio Cutty Sark.
Fonte: Structural Awards 2013