Ferramenta gratuita e de fácil utilização.
Acredito que todos nós já precisamos escrever fórmulas matemáticas em trabalhos acadêmicos, além de formatá-lo segundo as normas da ABNT. Mas você já imaginou se existe algum meio mais fácil de escrever textos científicos, mantendo o seu foco na produção no conteúdo e não no tamanho das letras ou o espaçamento entre linhas? Então é para você! (pronuncia-se leiték) é um conjunto de macros para o processador de textos (pronuncia-se ték), sendo este último uma linguagem de marcação de textos com alta qualidade tipográfica.
O simplesmente agrega diversas macros que aceleram a produção do texto (como gerar a bibliografia automaticamente por exemplo). Isso é ótimo, pois enquanto você escreve seu artigo científico, relatório ou qualquer coisa em , você simplesmente não precisa se preocupar o tempo todo com a formatação, fonte, espaçamento entre linhas, etc.
Só é necessário definir como será a estrutura do documento e quando você terminar de escrever, poderá exportar seu documento para diversos formatos e toda a formatação estará perfeita. É claro que para os que estão acostumados com editores de texto WYSIWYG (acrônimo para “What You See Is What You Get”, em português: O Que Você Vê é o Que Você Obtém) como o Microsoft Word ou o LibreOffice Writer, escrever em é algo muito difícil à primeira vista. Mas só à primeira vista. Vejamos um documento de exemplo:
\documentclass[12pt,a4paper]{article} \usepackage[brazil]{babel} \usepackage[utf8]{inputenc} \usepackage[T1]{fontenc} \title{O Sistema \LaTeX} \begin{document} \maketitle A idéia central do \LaTeX\ é distanciar o autor o máximo possível da apresentação visual da informação. Ao invés de trabalhar com idéias visuais, o usuário é encorajado a trabalhar com conceitos mais lógicos --- e, consequentemente, independente da apresentação --- como capítulos, seções, ênfase e tabelas, sem contudo impedir o usuário da liberdade de indicar, expressamente, declarações de formatação. A versão mais recente é a \LaTeXe. % Isto é um comentário que não será processado. Ele serve apenas % para fazer anotações não incluídas no resultado final. Atenção % ao símbolo do comentário: porcentagem (%). A seguir, a fórmula das combinações como um exemplo simplório da capacidade matemática do \LaTeX: \begin{eqnarray} C_k^n &=& \frac{n!}{k!(n-k)!} \end{eqnarray} \end{document}
Agora, explico o que cada parte quer dizer:
\documentclass[12pt,a4paper]{article}
Tamanho da fonte 12pt, papel A4; Tipo de documento: artigo;\usepackage[brazil]{babel}
Habilita suporte à ortografia brasileira;\usepackage[T1]{fontenc}
Carrega um conjunto de fontes compatíveis com acentuação;\title{O Sistema \LaTeX}
Título do artigo;\begin{document}
Define o início do documento;\maketitle
Imprime o título do artigo;\begin{eqnarray}
Início de uma equação de múltiplas linhas;\end{eqnarray}
Fim da equação;\end{document}
Fim do documento;
Este texto, compilado pelo será exibido assim:
Acesse o Link:http://docs.latexlab.org/