Texto, elaborado pelo CB-18, padroniza os critérios da fabricação, manuseio e estocagem dos materiais feitos em concreto armado ou protendido e utilizados em fundações profundas.
A NBR 16258, nova norma de estacas pré-fabricadas de concreto destinadas à utilização como elementos de fundação profunda entrará em vigor no próximo dia 17 de fevereiro. A normativa foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CB-18/ABNT).
Segundo o coordenador da Comissão de Estudos de Estacas Pré-Fabricadas de Concreto, Claudio Gonçalves, o texto aborda os aspectos técnicos que envolvem a produção fabril, o manuseio e a estocagem das estacas de concreto armado ou protendido. “O texto está em conformidade com critérios técnicos padronizados e totalmente associados a outras normas técnicas já existentes e publicadas”, disse.
Para Gonçalves, o principal objetivo da nova norma é padronizar a fabricação do produto, garantindo a qualidade. “Produziam-se estacas sem estribos, com geometria de anéis incompatível com a geometria das estacas, com chapas de anéis de emenda de qualquer espessura, sem critérios mínimos para especificação do concreto, sem critérios para liberação de envio de estacas para as obras, sem critérios para avaliação de eventuais trincas ou fissuras, enfim, de tudo um pouco”, afirma o coordenador.
A NBR 16258 também facilitará a inspeção de quem o compra ou utiliza os materiais.
Fonte:techne
Fonte:techne